Home
Distrito
Agenda
Deputados/as
Autarcas
Artigos de Opinião
Sociedade
ARTividade
Cultura
Notícias em Arquivo
Vídeo
Adere ao Bloco
Concelhos
Amarante
Felgueiras
Gaia
Gondomar
Maia
Matosinhos
Porto
Póvoa de Varzim
Vale do Sousa
Valongo
Vila do Conde
Santo Tirso
Newsletter







Bloco de Esquerda faz propostas sobre as fundações em Gaia criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
28-Set-2012
ela_julio reis_ wiki cratcommons.jpg
 
O Bloco de Esquerda abordou ontem, na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, as propostas que o Governo endereçou ao município no sentido de serem extintas as fundações PortoGaia e da Estação Litoral da Aguda.
 
O Bloco de Esquerda considerou que a Câmara Municipal deve assegurar a manutenção em funcionamento da Estação Litoral da Aguda, seja ou não sob a forma de fundação, por se tratar de um equipamento com uma importante actividade nas áreas da educação ambiental e da investigação científica, resultante de uma parceira entre a Câmara Municipal gaiense e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto.
 
Em relação à Fundação PortoGaia, que gere o Centro de Treino de Olival-Crestuma, o Bloco de Esquerda considerou tratar-se de um exemplo de péssima despesa pública. Recordando que entre 2002 e 2011 a Câmara de Gaia transferiu para esta fundação um total de 28 milhões de euros, montante ao qual importaria ainda acrescentar os custos iniciais, nomeadamente com a aquisição dos terrenos onde está instalado o centro de treino, o representante do Bloco de Esquerda denunciou o facto de este equipamento se destinar, de forma quase exclusiva, à actividade da equipa principal do Futebol Clube do Porto, tendo ficado esquecidos, na prática, os objectivos inicialmente apontados de “fomento desportivo junto da população”, “com especial incidência para a formação desportiva da população escolar, dos mais jovens e dos estratos socialmente mais carenciados do concelho”. Nobres objectivos, mas que nunca tiveram qualquer concretização.
 
Notando que, na avaliação que fez da Fundação PortoGaia, o Governo considerou não estar garantida a reversão do equipamento para a Câmara em caso de extinção da fundação, o representante do Bloco de Esquerda recordou que a Câmara sempre disse que o Centro de Treino lhe pertence e considerou que seria inadmissível que o município não tivesse assegurada a propriedade do equipamento. O Bloco de Esquerda recomendou, por isso, que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia acate a proposta do Governo de extinção da Fundação PortoGaia, assegurando ao mesmo tempo a plena propriedade do Centro de Treino de Olival-Crestuma por parte do município. O Bloco de Esquerda defendeu ainda que a Câmara deve rever as condições financeiras de utilização deste Centro de Treino por parte do F.C. Porto e deve dar prioridade a uma utilização bastante mais frequente e regular do mesmo por parte dos clubes de Gaia. Finalmente, e como a Câmara contestasse a ideia de o F.C. Porto ser o utilizador quase exclusivo do equipamento, o BE renovou mais uma vez o desafio no sentido de a Câmara divulgar informação sobre o número de horas de utilização por cada clube, ponderado pelo número de campos de treino utilizados. Desafio a que a Câmara nunca deu resposta.
 
 
 
A intervenção do grupo parlamentar na Assembleia Municipal de Gaia pode ser consultada aqui
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2017 Site Distrital do Porto - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.